top of page
Buscar

COMO TRABALHA UM PSICANALISTA?



É uma questão interessante. Freud é mundialmente conhecido. Todos conhecem a célebre frase “Freud explica”, mas, nem todos sabem como funciona o trabalho de um psicanalista.

Existem diversas questões técnicas a respeito do atendimento. Mas, não é a elas que eu vou me referir. Gostaria de passar um pouco dos detalhes que envolvem o meu trabalho. Aquilo que você como paciente não perceberá enquanto estou te percebendo.

Gosto de receber meus pacientes com um fraterno aperto de mãos. E a partir desse momento toda minha sensibilidade está desperta, seja ela visual, auditiva, olfativa e tátil.

Um bom clínico faz uma observação atenta as falas, aos silêncios e as manifestações corporais, aos objetos que você traz a sessão.

Um psicanalista não escuta somente através de seus ouvidos, assim com um ser não se comunica somente através da fala. Todos esses sinais que eu citei fazem parte de sua comunicação.

E ao iniciar a sessão, quando você começa a relatar seus problemas preciso sentir um pouco do seu sofrimento. É uma maneira de viver uma parcela daquilo que você está vivendo. E, também, uma forma que encontrei para tratá-lo de uma forma eficaz. Mas, é necessário que não sinta uma emoção muito grande, pois, isso seria um obstáculo à compreensão da situação.

Com o passar do tempo o analista aprende a controlar sua empatia e não se deixar desestabilizar.

Um outro elemento que está fora de questão é o julgamento. Psicanalistas não julgam, também, não aconselham.

Procuro ouvir a sua dor, observar o seu ponto de vista a respeito de uma determinada questão. Muitos de nós trazem ao consultório eventos que desembocam numa criança ferida, abandonada, enlutada. Quando você revive esta situação procuro estar lá com você. O ato da fala, o transbordamento da emoção reprimida durante anos. Tudo isso faz com que você melhore, coloque para fora esse sentimento, esse aperto no peito. Nesse ato tudo melhora.

Gosto de utilizar o exemplo da insônia para explicar aos pacientes a diferença entre um Psiquiatra e um Psicanalista. Se você vai ao Psiquiatra e relata dificuldades para dormir, muito possivelmente ele vai te medicar com algo que melhore esse problema.

Se você se sentir a vontade tomando remédio para dormir, ótimo, seu problema estará resolvido.

Caso queira entender porque dorme mal, um Psicanalista pode te ajudar. Para muitas doenças os médicos tentam nos ajudar a aliviar sintomas. E a bem da verdade existem sintomas com os quais não conseguimos sobreviver. Exames complementares podem revelar uma determinada doença. E esta será tratada com o respectivo remédio.

Mas, e se não aparecer nada nos exames. Aí chegou a hora de você conversar comigo...

 
 
 

Comments


bottom of page