Depressão Sorridente
- Nivaldo dos Reis
- 3 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Ao ver uma pessoa sorrir imediatamente imaginamos que este seja um indicativo de felicidade.
Porém, existem pessoas que estão passando por uma depressão, mas, mesmo assim conseguem sorrir e disfarçar esse momento de sofrimento extremo.
Estas pessoas estão afetadas por aquilo que comumente se chama “depressão sorridente”, que tecnicamente recebe o nome de depressão atípica. A pessoa usa uma “máscara” para continuar desempenhando suas atividades cotidianas até não suportar mais o peso da tristeza.
A depressão é um grande mal do século 21, atinge crianças, jovens, adultos e idosos, não respeita classe ou status social. Apresenta um quadro que expõe nossa fragilidade, sensação de vazio, tristeza, desamparo, desesperança, culpa, e perda da vontade de viver. Tudo isso deixa o corpo lento, cansado, insone e sem libido. A medicina conseguiu nas últimas décadas grandes avanços na evolução dos antidepressivos, mas, esse distúrbio apresenta características multifatoriais envolvendo fatores genéticos, patológicos, bioquímicos, psicológicos e ambientais, o que dificulta sobremaneira o tratamento.
Convém sempre lembrar que depressão não é fraqueza de caráter, não é frescura, nem necessidade de chamar atenção ou falta de Deus no coração.
É bastante difícil perceber o depressivo sorridente em função desse grupo de pessoas serem geralmente aquelas que a sociedade julga não ter motivo algum para ter depressão; possuem um bom emprego, uma moradia, possuem relacionamentos, filhos, amigos, ou seja, todos os indicativos de uma vida com aquele verniz de felicidade.
Os sintomas da depressão sorridente variam muito de pessoa para pessoa, mas, os mais comuns são:
Oscilação de humor;
Sonolência excessiva;
Problemas de concentração;
Problemas para tomar decisões do dia a dia;
Fadiga;
Ganho de peso;
Sensibilidade a críticas;
Melhora temporária do estado de ânimo;
Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio.
O tratamento da depressão, geralmente, consiste em antidepressivos receitados por um psiquiatra, terapia e mudanças no estilo de vida.
Ao se perceber com depressão procure ajuda. Você não está obrigado a passar por isso sozinho.
Comments